segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SOFTWARE DE AUTORIA VISUAL CLASS: SOLUÇÃO PARA A ÁREA EDUCACIONAL

     
    Software de Autoria é um Software aberto, que permite ao usuário criar as suas próprias aulas e apresentações. Pode ser utilizado pelo professor, para criação de aulas de sua disciplina, e aplicar ao aluno como reforço de aprendizagem, ou pelo aluno, para desenvolvimento de projetos interdisciplinares. Como é um Software aberto, pode ser adequado a qualquer sistema de ensino ou projeto pedagógico. A TV Record produziu uma matéria sobre o Visual Class postada no Youtube em  http://www.youtube.com/watch?v=AolsZikqhmE

      O Software de Autoria mais utilizado na área educacional é o Visual Class (www.class.com.br), contando atualmente com mais de 1 milhão de usuários no pais e no exterior. O principal diferencial do Visual Class é a sua facilidade de uso, sendo indicado para usuários não especializados em informática. Já está implantado em mais de 70 Secretarias Municipais e Estaduais de Educação incluindo Prefeituras como Manaus, Marília, Rio de Janeiro, Pirassununga, Itatiba, João Pessoa, Presidente Prudente, Uberlândia, Itú e recentemente foi implantado em todas as 500 escolas estaduais da Paraiba.


    O Visual Class é o único Software de Autoria que consta do Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação, que é distribuido para todas as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. O Guia pode ser baixado pela Internet do próprio portal do MEC, no endereço:  http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/guia_tecnologias_educacionais_2008_2.pdf (O Visual Class está na página 69).


    O Visual Class é o único Software de Autoria compatível com o sistema operacional Windows (versão Visual Class FX SE) e Linux (Visual Class Java 3.0). Esta característica é importante porque o Ministério da Educação está estimulando o uso do Linux e existem poucos Softwares Comerciais, especialmente na área educacional, compatível com este sistema operacional.

    O Visual Class também permite converter os projetos para o formato executável, facilitando a distrubuição das aulas em CD-ROM, DVD-ROM, Pendrives, sem a necessidade da instalação do Sofware para a execução das aulas. E também permite converter para o formato HTML, para ser publicado na Internet. Durante a conversão, automaticamente compacta as imagens para os formatos JPG e GIF, e vídeos e sons para o formato "streaming", reduzindo consideravelmente o tamanho dos arquivos e tornando o carregamento rápido, característica fundamental para uso na Internet. O próprio site do Visual Class (www.class.com.br) foi feito no Visual Class. Em razão da conversão para o formato HTML, o Visual Class vem sendo muito utilizado como ferramenta para criação de cursos online, integrados ao Moodle.


    Para estimular o uso do Visual Class o fabricante organiza anualmente Concursos Visual Class para alunos do ensino fundamental e para professores. A Rede Globo produziu uma matéria da edição passada, postada no Youtube em http://www.youtube.com/watch?v=FR-MjXef7pc
 
 
    O Visual Class está contribuindo para elevar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de algumas Secretarias de Educação. Em 2005, o IDEB médio das 3 escolas municipais de Quatá-SP era de 4.8. Após a implantação do Visual Class em 2006, o IDEB médio passou para 5.4.  E agora o IDEB médio saltou para 6,3, que é superior à meta definida pelo MEC para 2021 (de 6.0). Na Prefeitura de  Pirassununga, onde o Visual Class está implantado em 16 escolas, o IDEB médio era de 4.0(inferior a média nacional) e passou a 5.8, ultrapassando a meta do MEC para 2015. Nestas cidades são realizadas anuamente Concursos Municipais Visual Class  para professores e alunos. E uma grande parte dos professores produzem aulas multimídia. Veja depoimento do Secretário de Educação Orlando Bonfin sobre os resultados alcançados em Pirassununga: http://www.youtube.com/watch?v=J62LT9GfGUc


http://www.edutech.com.br

domingo, 17 de fevereiro de 2013


   
 
      Aconteceu nos dias 14 e 15/02, o encontro de educadores da rede municipal para estudo do PPP - Projeto Político Pedagógico - que define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.Na quinta feira os profissionais da educação se reuniram no CAIC para uma assembléia geral onde foi apresentado a proposta feita pelo município, e na sexta feira, cada um em sua escola debateram a realidade de sua comunidade escolar. 
 A nossa equipe de laboratoristas, se reuniram para traçar metas em prol da qualidade em educar nos laboratórios de informática.
 
 
 
 
 
PAUTA DA REUNIÃO
 








 
  

domingo, 3 de fevereiro de 2013

1º ENCONTRO PEDAGÓGICO 2013 DA REDE MUNICIPAL

        


             ACONTECEU NA MANHÃ DO DIA 01 DE FEVEREIRO DE 2013, O PRIMEIRO ENCONTRO PEDAGÓGICO DA REDE MUNICIPAL DE ARAGUARI ABRINDO COM CHAVE DE OURO O ANO LETIVO. A PROGRAMAÇÃO CONTOU COM UM REQUINTADO COFFEE BREAK, APÓS SOLENIDADE APRESENTANDO O PREFEITO RAUL E O SEU VICE-PREFEITO WERLEY E BEM COMO A SECRETERIA DE EDUCAÇÃO IARA CRISTINA APRESENTANDO SEU PLANO DE METAS PARA O ANO QUE SE INICIA. PARA O GRANDE ENCERRAMENTO A PALESTRA DO FAMOSO PROFESSOR PACHECÃO, COM O TEMA "A DE REALIZAR SONHOS", QUE PROVOCOU O REENCANTAMENTO EM TODOS EDUCADORES. A MESMA ALIOU MOTIVAÇÃO COM DOSES DE BOM HUMOR E ESPERANÇA ALIMENTANDO OS DESEJOS PARA UM EXCELENTE ANO DE TRABALHO POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA.

PARABÉNS Á SECRETARIA DE EDUCAÇÃO IARA CRISTINA, PELA BRILHANTE INICIATIVA!






QUERIDOS LABORATORISTAS PRONTOS PARA TRABALHAREM EM PROL DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

 ACONTECEU NO DIA 21 DE JANEIRO, NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, A REPARTIÇÃO DE AULAS PARA O EXERCÍCIO 2013 DE SUAS FUNÇÕES COMO LABORATORISTAS DA REDE MUNICIPAL. 

A NOSSA EQUIPE SÓ TEM FERA EM EDUCAR ALIADO À TECNOLOGIA!





 

HISTÓRICO DO NTE/ARAGUARI

COORDENADORA (DIREITA): Irauzita Gonçalves da Silva // ASSESSORA (ESQUERDA: Priscila Mendes Carneiro.

ESTAGIÁRIO DA SME: Matheus Vignoli

TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Alessandro Pianaro Peixoto


      

       A SME de Araguari, em 2007 afiliou-se ao PROINFO recebendo dois laboratórios completos funcionando com a filosofia de cursos de informática. Em abril de 2009, NTE iniciou as suas atividades, recebendo o nome de NTE/Araguari, funcionando em salas alugadas, na Rua Joaquim Aníbal – centro, onde atuavam um coordenador e um auxiliar administrativo e 8 multiplicadores, professores efetivos das escolas municipais que foram enviados para atuarem como laboratoristas nos laboratórios de 8 escolas da rede municipal com fins educativos. Após esse primeiro ano experimental, os laboratórios foram sendo formados e escolhidos seus laboratoristas através de processo seletivo aplicado pela SME de Araguari, nos anos de 2010, 2011 e 2012 na medida em que foram instalados os laboratórios nas escolas da rede municipal foram convocados os professores laboratoristas que passaram no processo seletivo para atuarem nos laboratórios dando suporte tecnológico/pedagógico nas escolas.                 A coordenação e seus auxiliares eram responsáveis pelas capacitações de professores e manutenção dos equipamentos de informática das 16 escolas municipais da rede. Posteriormente, em 2012, na gestão da Secretária da SME, o NTE foi transferido para a sede “Armazém da Educação”, situada na Rua Coronel José Ferreira Alves, 1.430 – Centro, em Araguari, onde funciona até hoje. Neste local, o NTE conta com uma sala, sendo destinada às capacitações, e para o trabalho diário dos técnicos pedagógicos e de suporte. Atualmente, o NTE conta com um técnico, um estagiário, uma coordenadora e uma assessora, que prestam atendimento à SME e as 16 escolas municipais da rede, 13 CEMEIs, 2 CEIs e o CEU (Centro de Esportes e Artes Unificados).