terça-feira, 29 de outubro de 2013

ENETEC - V ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA






           O Teatro César Cava de Presidente Prudente foi palco do 5º Encontro Nacional de Educação Tecnológica (ENETEC 2013) realizado pelo Grupo Visual Class, em parceria com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e Prefeitura de Presidente Prudente nesta sexta-feira (25/10). Antes das apresentações dos projetos, o público assistiu à palestra com o doutor em educação Nilbo Nogueira, que abordou a Pedagogia dos Projetos em Multimídia e ao lançamento do Visual Class Net, uma nova versão do Visual Class para gerenciamento de aulas publicadas na Internet.


            Participaram na parte da manhã, oito prefeituras, dos estados de São Paulo, Minas Gerais e da Bahia, que apresentaram seus projetos multimídia para uma banca de jurados especializada em tecnologia educacional. O 10º Concurso Nacional Visual Class a Prefeitura de Dumont apresentou trabalho com o tema - Moda; Prefeitura de Presidente Venceslau – Revoada de Pipas com Segurança; Prefeitura de Pirassununga - Educação Física Adaptada Inclusiva; Prefeitura de Batatais - Atividade Física; Prefeitura Araguari (MG) - Aos idosos com carinho; Prefeitura de Ruy Barbosa (BA) – Pedofilia; Prefeitura de Presidente Prudente - Brasil meu Brasil Brasileiro; Prefeitura de Andradina - No Mundo da Imaginação.

            Cada um dos grupos teve dez minutos para apresentação e foram julgados sob oito critérios. 


            Os alunos do Centro Educacional Municipal “Ondina Moutinho Vieira”, que representaram graciosamente a Prefeitura Municipal de Araguari, ganharam como destaque nacional. 

         Os três primeiros colocados foram Prefeitura de Andradina-SP (No Mundo da Imaginação), Prefeitura de Presidente Venceslau-SP (Revoada de Pipas com Segurança) e a Prefeitura de Ruy Barbosa-BA (Pedofilia). 




            O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, o vereador Valmir da Silva Pinto. Na ocasião, a secretária adjunta de Educação Sônia Maria Pelegrini comenta que a participação dos alunos da rede municipal no concurso demonstra a seriedade com a qualidade da aprendizagem. “Utilizar a tecnologia como recurso educativo não é reproduzir velhas práticas, mas trabalhar a autonomia intelectual dos alunos a partir de trabalhos autorais. Com a tecnologia educacional, eles aprendem os conteúdos de forma criativa e interativa, o que amplia o processo de aprendizagem, superando os objetivos iniciais propostos. Participar de um evento como esse permite às escolas lidar com conquistas e aprendizagens que vão além da sala de aula”, frisa. 

     Na programação da parte da tarde, vários palestrantes apresentaram soluções de aplicação de Tablets na Educação. O 7º Concurso Internacional Visual Class para alunos do ensino fundamental e médio, os projetos apresentados foram: 1 - C.E.M. Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues da Prefeitura de Araguari (MG) – Projeto Rádio Escola Showtime; 2 - E.M. Profª. Thereza Siqueira Mendes da Prefeitura de Santa Fé do Sul – Projeto Fazendo Um Som na Escola; 3 - SESI de Petrópolis (RJ) – Projeto Você sabe se alimentar bem?; 4 - Colégio Cotiguara de Presidente Prudente – Projeto Rio de Janeiro: Cidade maravilhosa; 5 - Escola Professor Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes de Dracena – Projeto Redes Sociais: Uma ferramenta para o conhecimento da atualidade; 6 - Colégio Municipal Bosque de Presidente Prudente – Projeto Células; 7 - Agnes Rondon Ribeiro de Santa Fé do Sul – Projeto Feira de Ciências; 8 - C.E.M. José Inácio da Prefeitura de Araguari (MG) – Projeto Grécia e Seus Mitos; 9 - EM Deputado Tourinho Dantas de Itapicurú (BA) – Projeto Seca do Nordeste; 10 - EM Dr. Emanuel Brasil Ramos de Ruy Barbosa (BA) – Projeto Copa do Mundo; 


C.E.M. Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues da Prefeitura de Araguari (MG)





C.E.M. José Inácio da Prefeitura de Araguari (MG)





      Os alunos dos Centros Educacionais Municipais “Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues” e “José Inácio”, que representaram brilhantemente a Prefeitura Municipal de Araguari, ganharam como destaque nacional.


       Os três primeiros colocados da parte da tarde foram: primeiro lugar - EM Deputado Tourinho Dantas de Itapicurú (BA) – Projeto Seca do Nordeste; segundo lugar - E.M. Profª. Thereza Siqueira Mendes da Prefeitura de Santa Fé do Sul – Projeto Fazendo Um Som na Escola; terceiro lugar - SESI de Petrópolis (RJ) – Projeto Você sabe se alimentar bem?; Os vencedores dos dois Concursos receberam como brinde Tablets doados pela Braox e Lousas Digitais.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SOFTWARE "GCOMPRIS"


   
  GCompris é um programa educativo de código aberto, disponível sob a licença GNU General Public License, que foi lançado em 2000 pelo engenheiro de software francês Bruno Coudoin. É composto por 107 atividades lúdicas, dirigido às crianças entre os 2 e 10 anos de idade e incluído em vários sistemas educacionais.

   As versões para Linux e Mac OS X são gratuitas. A versão para Windows existe em duas modalidades, uma gratuita em crippleware a qual permite utilizar apenas algumas das atividades, e outra que custa 9€ com todas as atividades disponíveis. Segundo o autor, as restrições da versão gratuita para Windows e a versão paga visam incentivar a utilização do GNU/Linux.


    Desde o seu lançamento, o programa contou com a participação voluntária de outros programadores, tradutores e do feedback de professores.


   Em 24 de Maio de 2003 venceu na categoria "programas educativos" no concurso internacional de programas livres.   
   GCompris é uma suite de aplicações educacionais que compreende numerosas atividades para crianças de idade entre 2 e 10 anos.
Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional.
Abaixo você encontra uma lista de categorias, com algumas das atividades disponíveis em cada uma delas.
  • descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse, ...
  • matemática: memorização de tabelas, enumeração, tabelas de entrada dupla, imagens espelhadas, ...
  • ciências: controle do canal, ciclo da água, o submarino, simulação elétrica, ...
  • geografia: colocar os países no mapa
  • jogos: xadrez, memória, ligue 4, sudoku ...
  • leitura: prática de leitura
  • outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, desenho vetorial, produção de quadrinhos, ...
 Atualmente o GCompris oferece mais de 100 atividades e está em constante evolução. O GCompris é um software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.








Segundo o Francês Bruno Coudoin criador do Gcompris,

    "'O software tem o intuito e foco a educação, pois o mesmo tem
jogos que estimulam o raciocínio, memória isso tudo de uma forma divertida e também possui traduções em diversas línguas, inclusive em português."

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

SOFTWARE "LUZ DO SABER"

    





  A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, a Casa Brasil e a casa da União disponibilizam o Software Luz do Saber. O programa é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.



   Atualmente, o mesmo disponibiliza dois módulos: “Começar” e o “Ler”. O primeiro é composto por 10 atividades que visam ao estímulo através de jogos, ao conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, ao desenvolvimento das competências necessárias ao uso de mouse e do teclado.


   O módulo “Ler” é autorável. Isto significa que o professor pode criar suas atividades adaptadas ao contexto gerador do aluno, a partir de 15 atividades estruturais (templates), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, a consciência fonológica necessária para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas para demonstração. Concebido em software livre, o programa é compatível com os sistemas operacionais: Linux Educacional e Ubuntu.




PARABÉNS PROFESSORES DO NOVO TEMPO!


EXPECTATIVA PARA O CONCURSO "VISUAL CLASS 2013"

CEM.ONDINA MOUTINHO VIEIRA (PROJETO: "AOS IDOSOS COM CARINHO")

E

CEM. ROSÂNGELA DE FÁTIMA CARDOSO RODRIGUES (PROJETO: "RÁDIO ESCOLA SHOW TIME")
    
     ESTAMOS NA  EXPECTATIVA PARA O GRANDE CONCURSO "VISUAL CLASS 2.013", 
ONDE NOSSOS ALUNOS IRÃO MOSTRAR TODO O SEU TALENTO A NÍVEL NACIONAL E INTERNACIONAL. AS ESCOLAS MUNICIPAIS "ONDINA" E "ROSÂNGELA" JÁ COMPARECERÃO NA SEDE DO NTE (NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ARAGUARI, PARA NOS APRESENTAR OS PROJETOS NO FORMATO PARA A ESTRÉIA EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP. ESTAMOS ENCANTADOS COM O PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO DOS ALUNOS, LABORATORISTAS E EQUIPE ESCOLAR QUE FAZEM DO PROJETO UM





quinta-feira, 10 de outubro de 2013

HOMENAGEM AOS PROFESSORES.



     Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia, e quero de forma especial relembrar as pessoas maravilhosas que vocês são. E a importância do seu oficio. É por isto que vocês merecem esta homenagem, hoje e sempre, por aquilo que vocês são e por aquilo que vocês fazem. 

PARABÉNS! EDUCADORES QUE PROJETAM O FUTURO!